28/01/2022 +55 (83) 988111301

Geral

Sorocaba, Votorantim e Várzea Paulista oferecem testes rápidos de HIV e sífilis

Por Jr Blitz 01/12/2021 às 12:08:23
Dia Mundial de Luta contra a Aids é nesta quarta-feira (1º). Cidades da região intensificaram a campanha 'Fique Sabendo', que oferece testes rápidos para detecção das duas doenças. Cidades da região oferecem testes rápidos de HIV e sífilis

Reprodução/Tv Tem

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado nesta quarta-feira (1º). Por isso, em Sorocaba (SP), Votorantim (SP) e Várzea Paulista (SP), as unidades de saúde estão realizando testes rápidos para detecção de HIV e sífilis, através da campanha "Fique Sabendo".

Confira os locais onde estão sendo realizados os testes:

Votorantim

Ônibus itinerante na Vila Pedrosa, até 12h;

UBS Galeria na Avenida 31 de Março, até 12h.

Sorocaba

Terminal Santo Antônio, no Centro, das 16h às 20h.

Várzea Paulista

CTA, na Avenida Eduardo de Castro, 65;

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Cidades da região de Sorocaba oferecem testes rápidos de HIV e sífilis

Diagnóstico precoce

Em entrevista à Tv Tem, a secretária da Saúde de Votorantim, Izilda Chiozzotto, fala sobre a importância do diagnóstico precoce das duas doenças.

"Quanto mais cedo você diagnóstica, tanto a Aids como a sífilis, mais rapidamente faz o tratamento. No caso da sífilis, é um tratamento rápido e simples, feito nas unidades de saúde. Já no caso do HIV positivo, existe o Serviço de Atendimento Especializado, que faz o diagnóstico e todo o tratamento também. Hoje nós sabemos que uma pessoa com HIV positivo que faz o tratamento tem uma sobrevida tranquila de mais de 30 anos", explica.

Após a realização do teste, o diagnóstico é feito sigilosamente dentro do ônibus na cidade. Caso o resultado seja positivo, são passadas orientações de como começar o tratamento e o local.

"Nós apelamos para a população que continue usando métodos preservativos, camisinhas masculinas e femininas, para evitar a contaminação", reforça a secretária.

VÍDEOS: assista às reportagens da Tv Tem

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A FAMÍLIA FIGUEIREDO NA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DA CIDADE DE BAYEUX