16/04/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

frente portal

Peixes são achados mortos às margens de rio no interior do Amapá; governo investiga

Por Jr Blitz 29/11/2021 às 12:47:10
Equipe foi enviada para Pedra Branca do Amapari nesta segunda-feira (29). Prefeitura recomenda não consumir peixe na região até que caso seja esclarecido. Peixes mortos às margens de rio em Pedra Branca do Amapari

Prefeitura de Pedra Branca do Amapari/Divulgação

Vários peixes foram encontrados mortos nas margens de um rio na comunidade do Xivete, no município de Pedra Branca do Amapari, no Centro-Oeste do Amapá. O governo estadual enviou nesta segunda-feira (29) uma equipe de especialistas para investigar a situação e entender os motivos da mortandade.

Os peixes foram encontrados mortos no sábado (27), segundo a prefeitura de Pedra Branca.

O Município informou ainda que técnicos da Defesa Civil e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde já estiveram vistoriando as margens do rio no fim de semana e coletando amostras da água para análise.

O resultado da análise, segundo a prefeitura, deve sair em 15 dias. Até lá, a recomendação é que a comunidade evite o consumo de pescado na região.

Coordenador da Defesa Civil do Amapá, Wagner Coelho

Caio Coutinho/G1

O coordenador da Defesa Civil no Amapá, Wagner Coelho, disse que a suspeita é que a mortandade esteja relacionada à contaminação do rio. As causas são investigadas.

"O governador de imediato determinou uma equipe para se deslocar até o município para levantar as informações. A situação lá está relacionada a mortandade de peixes e uma possível contaminação do rio onde capta a água para fazer o tratamento e distribuição de água para aquele município", disse.

A equipe enviada é formada por profissionais da Defesa Civil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), Defesa Civil, Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá.

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.