29/03/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Como um pequeno vilarejo na Hungria cria um dos maiores presépios da Europa

Por Jr Blitz 29/11/2021 às 11:17:08
Cidade com 500 habitantes mobiliza voluntários para construir cena de natividade com 60 metros quadrados. Um dos maiores presépios da Europa é feito por voluntários na Hungria

Reuters/Bernadett Szabo

O minúsculo vilarejo húngaro de Vors tem uma longa tradição que sobreviveu até mesmo ao governo comunista: todo ano, seus moradores montam o maior presépio do país em sua igreja barroca ornamentada.

"É uma tradição maravilhosa, os moradores a constroem, todos eles, como voluntários", disse o prefeito Tamas Deak. "É um verdadeiro esforço comunitário e todos o fazem com alegria e com amor", disse ele, cortando brotos de conífera para a decoração.

Devido à pandemia do ano passado, nenhum visitante foi acolhido, a não ser aqueles que participam da missa. Mas neste ano, o vilarejo de 500 habitantes aguarda milhares deles, apesar de uma disparada de infecções de Covid-19. No momento, não há medidas de lockdown em vigor na Hungria.

A primeira cena da natividade foi criada em 1948 na igreja datada de 1720. Foi crescendo a cada ano, até atingir seu tamanho atual cerca de 20 anos atrás, cobrindo 60 metros quadrados. Isto faz dela uma das maiores cenas da natividade em ambiente fechado da Europa.

Primeiro, os moradores montam uma estrutura de madeira grande como fundação para as colinas e vales ondulantes que levam à caverna da natividade e depois acrescentam figuras em miniatura, ovelhas e até uma pequena fogueira.

A exibição varia ligeiramente a cada ano, mas uma coisa não muda: tem que estar pronta para a primeira missa de domingo do período do Advento.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.