19/04/2024 +55 (83) 988111301

Geral

frente portal

Após 10 meses, aeródromo de cidade no interior do AC volta a operar e receber voos diurnos

Por Jr Blitz 25/10/2021 às 21:17:40
Solenidade de entrega da obra do Aeródromo do município de Porto Walter ocorreu na tarde desta segunda-feira (25). Após 10 meses, aeródromo de cidade no interior do AC volta a operar e receber voos diurnos

Arquivo/Deracre

Depois de 10 meses em obras e operando apenas com voos emergenciais devido à uma interdição, o aeródromo da cidade Porto Walter, interior do Acre, voltou a operar nesta segunda-feira (25), com voos diurnos, após entrega da revitalização que custou mais de R$ 4 milhões.

No início de outubro, o aeródromo já tinha recebido liberação da Agência Nacional de Aviação (Anac) para voltar a operar. E agora, com os voos diurnos a população, volta a ter o serviço e sai do isolamento, segundo defendeu o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Petrônio Antunes.

Funcionando em caráter emergencial, aeroporto de cidade no AC recebe liberação para voltar a operar

"É muito importante essa obra em Porto Walter porque eles estavam em isolamento, principalmente no período do verão quando o fluxo pelo rio também é prejudicado. Hoje, com essa inauguração e a homologação da pista, estamos dando direito de ir e vir tanto na parte comercial, mas também na parte de saúde para ter os voos de emergência e qualidade da pista", disse.

Durante esse período fechado, foram feitos serviços de adequação da cerca da pista de pouso do aeródromo, sinalização horizontal, com aplicação de micro revestimento asfáltico e fornecimento de agregados. Ainda falta ser feito o balizamento noturno. O Deracre informou que esta parte está em processo de licitação.

Inauguração ocorreu na tarde desta segunda-feira (25)

Asscom/Deracre

Suspensão dos voos

Em dezembro do ano passado, a Anac determinou a suspensão de voos para os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo devido às más condições das pistas de pouso. As cidades são isoladas, com acesso apenas por barco ou avião.

Na época, a Anac destacou que problemas encontrados nas pistas “oferecem risco potencial às operações aéreas”. Antes de decidir pela suspensão dos voos, a agência solicitou esclarecimentos sobre a manutenção de pavimentação das pistas e o órgão foi respondido por meio de um ofício, mas, as respostas não foram satisfatórias.

Em janeiro deste ano, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) informou que as obras nos dois aeroportos foram iniciadas e que durariam três meses.

Além da recuperação das pistas, sinalização dos espaços e readequação da estação de embarque de passageiros, foi feita também limpeza da vegetação ao redor das áreas de pouso e construção de cercas, seguindo o padrão da Anac.

Vídeos: g1 em 1 minuto

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.