28/03/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

frente portal

Fazendeiros e moradores estão assustados com a morte de centenas de peixes no Rio dos Bois, em Alto Horizonte; vídeo

Por Jr Blitz 25/10/2021 às 08:56:49
Eles denunciam que atividades de uma mineradora podem estar provocando poluição no rio. Empresa nega acusações. Fazendeiros e moradores estão assustados com a morte de centenas de peixes no Rio dos Bois

Fazendeiros e moradores estão assustados com a morte de centenas de peixes no Rio dos Bois, em Alto Horizonte, no norte de Goiás. Eles denunciam que as atividades de uma mineradora podem estar causando algum tipo de poluição na água. Imagens mostram os animais boiando na água (veja acima).

Em nota à TV Anhanguera, a mineradora Lundin Mining informou que investigou a condição da água com testes preliminares, que indicaram parâmetros de Ph e oxigênio dentro da normalidade. Informou também que não houve descarte de produtos químicos no rio e que opera em conformidade com os padrões ambientais (nota na íntegra ao fim do texto).

Os vídeos mostrando a situação no local estão sendo gravados pelos moradores desde o sábado (23). Divino Domingues conta que o sogro dele tem terras próximo ao rio, e que uma situação como esta nunca aconteceu na região.

“Meu sogro e meu cunhado estiveram lá no sábado, não podem pescar porque não dá para comer os peixes de jeito nenhum. Tem um odor muito forte no rio. Todos os peixes estão morrendo”, contou Divino.

Ainda de acordo com a população local, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), esteve no local e recolheu amostras para análise.

O g1 entrou em contato com o Ibama, por e-mail, às 7h30 desta segunda-feira (25), a fim de saber quais providências podem ser tomadas diante do caso, e aguarda retorno.

Arraias mortas no Rio dos Bois, em Alto Horizonte

Reprodução/TV Anhanguera

Conforme os ribeirinhos, os rios Formiga, Formiguinha e o Ribeirão Caraíbas, que são vizinhos ao Rio dos Bois, não tiveram a morte de peixes, o que os deixa ainda mais intrigados.

A reportagem também entrou em contato com a Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), para saber se o caso está sendo investigado, e também aguarda retorno das informações.

Nota da mineradora Lundin Mining

A Lundin Mining (Brasil) foi informada por moradores sobre preocupações relacionadas a peixes mortos encontrados no Rio dos Bois no final de semana de 23 de outubro de 2021. A preocupação foi de que o evento poderia ser decorrente de uma potencial contaminação, uma vez que a qualidade da água do Rio dos Bois foi percebida por eles como diferente da usual em região vizinha à nossa operação.

A empresa investigou imediatamente a condição da água, com testes preliminares indicando que os parâmetros de pH e oxigênio estavam dentro dos limites normais e esperados. Além disso, foram coletadas amostras de água para análise em laboratórios competentes.

A Lundin Mining esclarece que não houve descarte de produtos químicos de seu processo no Rio Bois. Eventos, como os testemunhados, podem ser comuns em córregos e rios após as primeiras chuvas, desencadeados por baixo nível de oxigênio dissolvido na água relacionado à decomposição de materiais orgânicos provenientes sobretudo do carreamento do solo de áreas sem cobertura vegetal, como campos e pastagens.

A Lundin Mining opera em conformidade com os padrões ambientais aplicáveis. Todos os controles estão implantados e operando normalmente de acordo com os requisitos do nosso licenciamento ambiental, principalmente diques de contenção que evitam o carreamento de solo para os rios.

A Lundin Mining está continuamente aperfeiçoando seus controles para a proteção do meio ambiente por meio das melhores práticas em suas operações.

Veja outras notícias da região no g1 Goiás

Peixes mortos no Rio dos Bois, em Alto Horizonte

Reprodução/TV Anhanguera

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.