16/04/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

'Beach party' na Arábia Saudita: biquínis, bebidas sem álcool e sem segregação de gênero

Por Jr Blitz 15/10/2021 às 13:16:04
País ultraconservador e rico em petróleo embarcou em campanha de reformas econômicas e sociais há 4 anos, sob a liderança do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman. Pessoas participam de festa no resort Mar Vermelho Saudita, em Jeddah, capital da Arábia Saudita, em 17 de setembro de 2021

Fayez Nureldine/AFP

Para Asma, uma saudita de 32 anos, passar um dia na praia com seu namorado era algo impensável em seu país ultraconservador. Mas hoje, em uma praia no oeste do reino da Arábia Saudita, ela se alegra por poder viver uma vida "normal".

"Estou feliz por poder vir à praia e viver um momento bom. É um sonho", disse, vestida com um traje de banho ainda molhado, coberto por uma camiseta azul.

Há quatro anos, o rico país em petróleo embarcou em uma campanha de reformas econômicas e sociais, sob a liderança do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman.

As mulheres agora podem dirigir, os cinemas reabriram e não há mais segregação por gênero em eventos esportivos e musicais (veja no vídeo abaixo).

Sem Fronteiras: A nova vida das mulheres na Arábia Saudita

Essa abertura foi, no entanto, acompanhada de uma política implacável contra os críticos do príncipe herdeiro (veja mais abaixo), e muitas ativistas dos direitos das mulheres estão detidas.

Em Pure Beach, uma praia para homens e mulheres a 100 km de Jeddah (cidade conhecida por ser a mais aberta do país), é possível esquecer, ao menos por um momento, que se está na Arábia Saudita.

Pagando uma taxa de entrada de 300 riais (cerca de R$ 440), as mulheres podem se banhar nas águas do Mar Vermelho de biquíni.

Homens e mulheres podem fumar narguilé sobre a areia branca ou passear com seus animais de estimação. Mas o álcool está oficialmente proibido, assim como em todo reino.

Banhistas brincam em parque aquático flutuante em Pure Beach, no Mar Vermelho, a cerca de 125 km ao sul da cidade de Jeddah, em 17 de setembro de 2021

Fayez Nureldine/AFP

Os casais não são obrigados a apresentarem uma certidão de casamento na entrada, como costuma acontecer em outros lugares, como nos hotéis.

Mas todos que comparecerem devem deixar seus celulares na entrada para garantir a privacidade, segundo um funcionário da King Abdullah Economic City, a nova cidade onde se encontra Pure Beach.

'Paraíso'

Após o pôr do sol, a praia se transforma em uma festa ao ar livre, com meninas que dançam ao ritmo da música ocidental.

"Me surpreendeu encontrar esse tipo de liberdade e abertura. É como nos Estados Unidos", disse à AFP Mohamed Saleh, um engenheiro que acaba de retornar ao reino após uma década fora.

Mulher dança com bambolês durante festa no resort Mar Vermelho Saudita, em Jeddah, em 17 de setembro de 2021

Fayez Nureldine/AFP

Antes, os sauditas precisavam viajar para o exterior — para outros países do Oriente Médio ou para a Europa — se quisessem desfrutar deste tipo de liberdade.

"Há alguns anos, não podíamos ouvir música e ir à praia, então para nós isso é um paraíso", diz empolgada Hadil Omar, uma egípcia que cresceu na Arábia Saudita.

Pure Beach não se dirige exclusivamente aos habitantes do reino. Também pretende atrair os turistas, disse à AFP Bilal Saoudi, responsável pelo setor de eventos da cidade.

A Arábia Saudita emitiu seus primeiros vistos turísticos em 2019 e anunciou que deseja atrair 30 milhões de turistas todo o ano até 2030.

O desenvolvimento do turismo é um dos pilares do "Vision 2030", o ambicioso plano de reformas iniciado pelo príncipe herdeiro para reduzir a dependência da economia saudita do petróleo.

VEJA TAMBÉM:

Mohammed bin Salman, um reformador com mão de ferro

Relatório dos EUA acusa príncipe herdeiro saudita pela morte do jornalista Jamal Khashoggi

Mohammad bin Salman é denunciado na Alemanha por crimes contra a humanidade

Tentativas de reforma do príncipe da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman são ofuscadas por acusações de violações dos direitos humanos

Reuters

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Em Pure Beach, uma praia para homens localizada a 100 quilômetros de Jeddah (cidade conhecida por ser a mais aberta do país) é possível esquecer, ao menos por um momento, que se está na Arábia Saudita.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.