Blitz Paraiba

leia mais:

Maestro é homenageado pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita

51

“É um momento muito feliz, um momento de celebração, para todos nós, um momento de muita importância para o projeto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba”.  A declaração é do maestro Luiz Carlos Durier sobre o concerto da OSJPB desta quinta-feira (12), que vai prestar uma homenagem ao maestro e compositor paraibano José Siqueira e que será gravado para integrar o documentário sobre sua vida e obra, dirigido por Rodrigo Marques, sobrinho neto do homenageado, e Eduardo Consomi. A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

Este 6º Concerto Oficial da Temporada 2019 terá regência do maestro titular Luiz Carlos Durier e participação do solista Iberê Carvalho, violista paraibano e ex-integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que hoje estuda pós-graduação em uma universidade de Colônia, na Alemanha.

Iberê Carvalho vai participar da execução do ‘Concertino para Viola e Orquestra de Câmara’, de José Siqueira (1907-1985), autor da maioria das músicas que compõem o programa deste concerto, a exemplo do Poema Sinfônico ‘O Estoiro da Boiada’, além de ‘Dança Nordestina’, ‘Primeira Dança Brasileira – Jongo’ e ‘Terceira Dança Brasileira – Batuque’.

O concerto contará também com a ‘Suíte em Dó Maior, Op. 13 A Jean Huré’, de Alfredo Casella (1883-1947), e ‘Caymmi, Mulheres (Marina, Dora e Rosa Morena)’, composição de Wellington das Mercês (1973).

O homenageado

José de Lima Siqueira nasceu no município de Conceição, no Alto Sertão paraibano, em 1907. Foi compositor, maestro, acadêmico e fundador de vários institutos de música e arte. Regente e compositor reconhecido em nível internacional, teve grande importância como educador, pelo papel de liderança que exerceu no meio musical de sua época e pela participação da criação de várias entidades de classe e culturais, tornando-se uma das grandes figuras da música brasileira no século XX.

Portal Correio/BlitzParaiba

0 Comentários

Deixe o seu comentário!